SOBRE

O começo

O Luxo da Aldeia foi criado a partir de uma ideia de valorização da música cearense carnavalesca. Tem seu nome inspirado na música Terral, do músico e compositor Ednardo, e é formado por músicos e profissionais de diversas áreas que levam a brincadeira do Carnaval muito a sério.
Surgiu em 2006, quando concorreu ao edital público de fomento aos blocos de pré-Carnaval de Fortaleza para o ano seguinte, para o qual foi selecionado e se apresentou publicamente pela primeira vez. Desde então, apresenta-se tradicionalmente nas quatro sextas-feiras que antecedem o período momino.

Nos Carnavais de hoje em dia

A partir de 2012, o passou a se apresentar, também, durante o Carnaval. Em sua trajetória, já ocupou diversos locais da cidade, sempre trazendo à tona a importância do espaço público e a democratização do Carnaval. O bairro Benfica, a Praia de Iracema, o Mercado dos Pinhões e a icônica Praça do Ferreira são alguns dos locais nos quais o bloco já se apresentou.

 

Repertório

Seu repertório se notabiliza por frevos, marchas, sambas e maracatus, enaltecendo a heterogeneidade musical dos Carnavais fortalezense e cearense, bem como homenageando seus diversos compositores. Com esse propósito, já realizou apresentações com diversos artistas locais e nacionais, como Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César, Amelinha, Messias Holanda, Marcus Dias, Jord Guedes, bloco Camaleões do Vila, bloco Unidos da Cachorra, Maracatu Solar, dentre outros.

« O LUXO DA ALDEIA É MAIS UMA DAS TANTAS COISAS QUE A GENTE INVENTA PRA MELHORAR NOSSA CONVIVÊNCIA COM A CIDADE »
– Glícia Pontes, professora (UFC)